5 Etapas para montar uma clínica de fisioterapia!

Criar um espaço para as sessões de acupuntura, massoterapia ou outra abordagem da fisioterapia é um sonho de muitos profissionais, mas, para alcançar essa clínica, há um caminho difícil de estudos, dedicação e investimento de tempo e dinheiro.

É muito comum não saber por onde começar a planejar a própria clínica ou consultório, principalmente para quem atua em outras empresas e não tem experiências na área de gestão de empresas e conhecimento do mercado.

Inicialmente, é fundamental compreender a relação da fisioterapia com a área da saúde. Dessa forma, você pode planejar um estabelecimento que atenda os requisitos necessários, como leis e legislações, para evitar problemas futuros.

Para te ajudar na missão de montar uma clínica de fisioterapia, eu trouxe 5 etapas para se atentar no processo de abertura da nova empresa.

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1. Estude o mercado e o nicho

Antes de começar a escolher o lugar, estrutura, aparelhos e outros detalhes, é preciso entender como é o mercado da sua área. Mapear os concorrentes e saber qual é o público que você quer atender, são passos primordiais para definir a estrutura, estética e localização.

Assim, definindo a demanda e os potenciais clientes da região, você começa a atuar nas estratégias que vai utilizar no seu marketing e como vai estruturar uma clínica com fluxo estável.

Como montar uma clínica de fisioterapia

O processo para definição público e os principais concorrentes podem ser feito pela internet. Dessa maneira, você consegue entender o que mais buscam na região, quais são os serviços ofertados pelos outros consultórios de fisioterapia e o que tem mais recepção do público.

Vale lembrar que esse momento está muito relacionado com a sua estratégia de marketing e quais serão os seus principais serviços ofertados. Além disso, nesse momento você já pode definir onde o seu estabelecimento se instalará.

2. Conheça a burocracia e legislação necessária

Para ter uma clínica de fisioterapia, é preciso atender algumas exigências da legislação, como ter um fisioterapeuta formado na direção, garantindo a qualidade e responsabilidade das técnicas ali aplicadas.

Ou seja, as atividades na área da fisioterapia são realizadas por portadores da habilitação profissional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), sendo uma atividade de saúde regulamentada no Decreto 938/69, Lei 6.316/75, resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.

Também há toda uma burocracia com registros, documentos e alvarás para que a clínica não fique em desacordo com o estabelecido. Entre os itens necessários estão:

  • Registro com a Receita Federal;

  • CNPJ;

  • Inscrição estadual, feita na Junta Comercial e Receita Estadual;

  • Alvará de localização, realizado na prefeitura;

  • Licença sanitária com Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC) e do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa);

  • Autorização do Corpo de Bombeiros e alvará de segurança;

  • Registro de fiscalização e adequação às normas da Anvisa.

3. Separe os principais serviços que serão ofertados

A área de atuação de um fisioterapeuta abrange diferentes tratamentos, tanto os estéticos quanto os terapêuticos, como massoterapia, hidroterapia e outras.

Como montar uma clínica de fisioterapia

Com muitas opções de serviços, a definição de quais serão os principais da sua clínica é de extrema importância. Dessa maneira, você consegue definir os aparelhos, afunilar o público-alvo e desenvolver uma estética funcional do seu consultório.

Por isso, esse ponto é estratégico para montar um bom negócio. A partir disso, é hora de começar a buscar os melhores produtos, aparelhos, funcionários e decoração para o seu negócio. Todos esses pontos devem estar alinhados com os serviços ofertados.

4. Analise o investimento e faça um planejamento financeiro

A criação de uma clínica de fisioterapia precisa de investimento em sua estrutura, operação e divulgação. Esses são os três principais pontos de gastos. Dessa maneira, é preciso fazer diferentes orçamentos e ter um planejamento financeiro para garantir a saúde financeira durante as suas atividades.

Os primeiros gastos são as despesas pré-operacionais e o custo de montar um negócio. Essas despesas estão relacionadas a:

  • Documentações e alvarás;

  • Planejamento, construção e reforma do ambiente físico;

  • Compra de equipamentos, móveis e utensílios.

Os custos dessa parte estão diretamente relacionados à localização, tamanho do ambiente, qualidade da estrutura e quais serão os equipamentos necessários para os serviços ofertados.

O segundo ponto de impacto no orçamento é a reserva para giro. Esse ponto deve ser um investimento para manter a saúde do negócio, principalmente para garantir os custos operacionais em dia. Os principais são:

  • Salários, benefícios e impostos de colaboradores;

  • Parcela dos sócios (em casos de sociedade);

  • Aluguel, água, energia e afins (caso seja imóvel locado);

  • Manutenção de equipamentos.

O marketing/divulgação entra como um custo operacional, mas vale ressaltar que esse é um ponto de extrema importância nos dias atuais, então é preciso fazer um planejamento da imagem do seu negócio nas mídias e redes sociais.

Com esses custos estimados, a abertura da sua clínica terá mais segurança e estabilidade para crescer e se desenvolver.

5. Crie uma marca com a sua cara

Criar e registrar um nome autoral para o espaço físico e digital é o primeiro passo para transformar o seu negócio em uma marca. Esse processo dá autoridade e estabilidade para a sua empresa, além de desvinculá-la de um ponto específico.

Trabalhar a consolidação desse registro é um dos trabalhos do marketing. Assim, você consegue ser facilmente encontrado no mundo digital e informar sobre os seus serviços, contato, localização e mais.

Também é interessante considerar uma identidade visual, paleta de cores e estilo, para as suas redes sociais, empresa física, cartões e outros itens. Dessa maneira, você irá consolidar ainda mais a personalidade do seu negócio/marca.

Bônus: Treine a sua equipe e melhore a produtividade

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A seleção de uma boa equipe garante uma maior produtividade e um serviço de alta qualidade para os clientes. Porém, para conquistar funcionários capacitados, é preciso disponibilizar treinamentos para colocar todos no mesmo patamar.

Então, adicione uma capacitação para os novos colaboradores e sempre busque melhorar a sua equipe, seja trazendo professores, pagando cursos ou estando próximo dando dicas e conselhos na hora do trabalho.

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Te espero no próximo post!

Claudio Cavalheiro Junior

Autor: Claudio Cavalheiro Junior

Conheça Claudio Cavalheiro: o autor da MTC Shop! Claudio Cavalheiro Junior é CEO do grupo MTC Shop e um profissional reconhecido no ramo de acupuntura, já que atua na área há mais de 17 anos. Nesse tempo, Claudio já trabalhou com muitos outros profissionais renomados, buscando sempre inovação e produtos de alta qualidade com preço competitivo. Com a crescente busca pelas medicinas alternativas e, em especial, pela Medicina Tradicional Chinesa, Claudio sentiu a necessidade de dividir a experiência adquirida no ramo de acupuntura com profissionais renomados da área. Assim surgiu o blog da MTC Shop! Blog MTC Shop — tudo sobre medicina alternativa A fim de poder contribuir com novos profissionais do mercado, Claudio utiliza o blog para passar a experiência adquirida em anos como vendedor e especialista em produtos da Medicina Tradicional Chinesa. Encontre conteúdos relevantes e confiáveis sobre as principais vertentes dessa medicina alternativa, como: Acupuntura; Aromaterapia; Auriculoterapia; Procedimentos estéticos. Você ainda confere uma gama de artigos que trazem reviews, indicações e dicas de uso a respeito de agulhas de acupuntura, ventosas, moxas, appongs e muitos outros equipamentos da Medicina Tradicional Chinesa!

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