Criar um espaço para as sessões de acupuntura, massoterapia ou outra abordagem da fisioterapia é um sonho de muitos profissionais, mas, para alcançar essa clínica, há um caminho difícil de estudos, dedicação e investimento de tempo e dinheiro.
É muito comum não saber por onde começar a planejar a própria clínica ou consultório, principalmente para quem atua em outras empresas e não tem experiências na área de gestão de empresas e conhecimento do mercado.
Inicialmente, é fundamental compreender a relação da fisioterapia com a área da saúde. Dessa forma, você pode planejar um estabelecimento que atenda os requisitos necessários, como leis e legislações, para evitar problemas futuros.
Para te ajudar na missão de montar uma clínica de fisioterapia, eu trouxe 5 etapas para se atentar no processo de abertura da nova empresa.
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1. Estude o mercado e o nicho
Antes de começar a escolher o lugar, estrutura, aparelhos e outros detalhes, é preciso entender como é o mercado da sua área. Mapear os concorrentes e saber qual é o público que você quer atender, são passos primordiais para definir a estrutura, estética e localização.
Assim, definindo a demanda e os potenciais clientes da região, você começa a atuar nas estratégias que vai utilizar no seu marketing e como vai estruturar uma clínica com fluxo estável.
O processo para definição público e os principais concorrentes podem ser feito pela internet. Dessa maneira, você consegue entender o que mais buscam na região, quais são os serviços ofertados pelos outros consultórios de fisioterapia e o que tem mais recepção do público.
Vale lembrar que esse momento está muito relacionado com a sua estratégia de marketing e quais serão os seus principais serviços ofertados. Além disso, nesse momento você já pode definir onde o seu estabelecimento se instalará.
2. Conheça a burocracia e legislação necessária
Para ter uma clínica de fisioterapia, é preciso atender algumas exigências da legislação, como ter um fisioterapeuta formado na direção, garantindo a qualidade e responsabilidade das técnicas ali aplicadas.
Ou seja, as atividades na área da fisioterapia são realizadas por portadores da habilitação profissional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), sendo uma atividade de saúde regulamentada no Decreto 938/69, Lei 6.316/75, resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
Também há toda uma burocracia com registros, documentos e alvarás para que a clínica não fique em desacordo com o estabelecido. Entre os itens necessários estão:
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Registro com a Receita Federal;
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CNPJ;
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Inscrição estadual, feita na Junta Comercial e Receita Estadual;
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Alvará de localização, realizado na prefeitura;
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Licença sanitária com Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC) e do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa);
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Autorização do Corpo de Bombeiros e alvará de segurança;
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Registro de fiscalização e adequação às normas da Anvisa.
3. Separe os principais serviços que serão ofertados
A área de atuação de um fisioterapeuta abrange diferentes tratamentos, tanto os estéticos quanto os terapêuticos, como massoterapia, hidroterapia e outras.
Com muitas opções de serviços, a definição de quais serão os principais da sua clínica é de extrema importância. Dessa maneira, você consegue definir os aparelhos, afunilar o público-alvo e desenvolver uma estética funcional do seu consultório.
Por isso, esse ponto é estratégico para montar um bom negócio. A partir disso, é hora de começar a buscar os melhores produtos, aparelhos, funcionários e decoração para o seu negócio. Todos esses pontos devem estar alinhados com os serviços ofertados.
4. Analise o investimento e faça um planejamento financeiro
A criação de uma clínica de fisioterapia precisa de investimento em sua estrutura, operação e divulgação. Esses são os três principais pontos de gastos. Dessa maneira, é preciso fazer diferentes orçamentos e ter um planejamento financeiro para garantir a saúde financeira durante as suas atividades.
Os primeiros gastos são as despesas pré-operacionais e o custo de montar um negócio. Essas despesas estão relacionadas a:
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Documentações e alvarás;
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Planejamento, construção e reforma do ambiente físico;
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Compra de equipamentos, móveis e utensílios.
Os custos dessa parte estão diretamente relacionados à localização, tamanho do ambiente, qualidade da estrutura e quais serão os equipamentos necessários para os serviços ofertados.
O segundo ponto de impacto no orçamento é a reserva para giro. Esse ponto deve ser um investimento para manter a saúde do negócio, principalmente para garantir os custos operacionais em dia. Os principais são:
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Salários, benefícios e impostos de colaboradores;
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Parcela dos sócios (em casos de sociedade);
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Aluguel, água, energia e afins (caso seja imóvel locado);
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Manutenção de equipamentos.
O marketing/divulgação entra como um custo operacional, mas vale ressaltar que esse é um ponto de extrema importância nos dias atuais, então é preciso fazer um planejamento da imagem do seu negócio nas mídias e redes sociais.
Com esses custos estimados, a abertura da sua clínica terá mais segurança e estabilidade para crescer e se desenvolver.
5. Crie uma marca com a sua cara
Criar e registrar um nome autoral para o espaço físico e digital é o primeiro passo para transformar o seu negócio em uma marca. Esse processo dá autoridade e estabilidade para a sua empresa, além de desvinculá-la de um ponto específico.
Trabalhar a consolidação desse registro é um dos trabalhos do marketing. Assim, você consegue ser facilmente encontrado no mundo digital e informar sobre os seus serviços, contato, localização e mais.
Também é interessante considerar uma identidade visual, paleta de cores e estilo, para as suas redes sociais, empresa física, cartões e outros itens. Dessa maneira, você irá consolidar ainda mais a personalidade do seu negócio/marca.
Bônus: Treine a sua equipe e melhore a produtividade
A seleção de uma boa equipe garante uma maior produtividade e um serviço de alta qualidade para os clientes. Porém, para conquistar funcionários capacitados, é preciso disponibilizar treinamentos para colocar todos no mesmo patamar.
Então, adicione uma capacitação para os novos colaboradores e sempre busque melhorar a sua equipe, seja trazendo professores, pagando cursos ou estando próximo dando dicas e conselhos na hora do trabalho.
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